Departamentos
Notícias recentes

Entenda como funciona a nova etiquetagem de pneus

May 22, 2018 ,    ByCocil Home Center,   0 comment(s)

A criação das etiquetas de desempenho é uma importante iniciativa que permite ao consumidor conhecer as performances dos pneus.

Entenda como funciona a nova etiquetagem de pneus

O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) é uma maneira eficiente de garantir um padrão mínimo de desempenho dos pneus que rodam no Brasil. Ele promove a melhoria da segurança viária, a redução da poluição ambiental e a eficiência energética. Na Cocil Auto Center você encontra pneus nacionais e importados com garantia INMETRO de qualidade.

Banner

QUAL E O BENEFÍCIO PARA O CONSUMIDOR?

Essa iniciativa permitirá que o consumidor tenha mais informações sobre um dos itens de segurança do pneu (frenagem no piso molhado) e o impacto sobre o meio ambiente (eficácia energética e ruído externo).


QUAIS SÃO AS PERFORMANCES AVALIADAS?

BannerBannerBanner
EFICIÊNCIA ENERGÉTICASEGURANÇARUÍDO

Medida indicativa de eficiência energética através de teste de resistência ao rolamento.

Medida de segurança em frenagem de emergência através de teste de aderência em solo molhado.

Medida de poluição sonora através de teste de ruído exterior emitido pelo pneu.



COMO LER OS RESULTADOS?

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

São 7 os níveis de desempenho indicados na etiqueta, que vão do índice G (menos eficiente) até o índice A (mais eficiente).

Avalia a resistência exercida pela força oposta à rotação do pneu. Quanto menor essa resistência, o veículo demanda menos energia para se movimentar e, consequentemente, menor será o seu consumo de combustível. O teste é realizado em laboratório conforme a norma ISO 28580.

O coeficiente de resistência ao rolamento é medido em Kg/ton (Kilogramas/ Toneladas).


SEGURANÇA

São 7 os níveis de desempenho indicados na etiqueta, que vão do índice G (maior distância de frenagem) até o índice A (menor distância de frenagem).

Avalia a distância de frenagem necessária para parar um veículo em uma frenagem emergencial em piso molhado.

A medição é feita em metros.


RUÍDO

Será avaliado também o nível de ruído dos pneus, com a indicação do número de decibéis. Quanto mais decibéis, mais ondas são marcadas em preto na etiqueta e pior é o desempenho de pneu. Consequentemente, quanto menos ondas, menos ruído e melhor é o desempenho do pneu neste quesito.

Avalia o ruído exterior emitido pelo pneu de um veículo que passa com o motor desligado diante de um dispositivo de captação de som.

A medição é feita em Db (Decibel).

Notícias relacionadas


Top